domingo, julho 10, 2011

Gatos

O gato (Felis silvestris catus), também conhecido como gato caseiro, urbano ou doméstico, é um animal da família dos felídeos, muito popular como animal de estimação e ocupa o topo da cadeia alimentar, como um predador.
A primeira associação com os humanos da qual se tem notícia ocorreu há cerca de 9.500 anos, mas a domesticação dessa espécie oriunda do continente africano é muito mais antiga. Seu mais primitivo ancestral conhecido é o Miacis, mamífero que viveu há cerca de 40 milhões de anos e possuía o hábito de caminhar sobre os alhos das árvores.
Existem cerca de 250 raças de gato doméstico, que, com personalidade independente, tornaram-se animais de companhia em diversos lares ao redor do mundo, para pessoas dos mais variados estilos de vida.
No nosso ateliê também não dispensamos a presença desses bichanos e vários de nossos trabalhos exploraram a sua figura, pois eles são uma bela fonte de inspiração.
















Gatos e Presságios
° Gatos podem predizer o tempo: Quando vai ventar eles unham os tapetes e cortinas; é muito provável que chova se um gato limpa muito suas orelhas.
° Na mitologia, acreditava-se que o gato possuia grande influência sobre o tempo. Bruxas cavalgavam sobre as tempestades sob a forma de um gato. Os cães eram o símbolo do vento, os gatos de chuva torrencial. Talvez venha daí a expressão "chover cães e gatos" . ° Algumas pessoas acreditam que se o gato lava seu rosto e patas na sala de visitas, é porque alguém irá chegar.° Se o gato olha continuamente pela janela, é porque vai chover.° Alguns gatos pressentem terremotos.° Os marinheiros utilizavam gatos para predizer como seriam suas viagens. Se o gato miasse alto, a viagem seria difícil. Um gato brincalhão, significava que a viagem seria tranquila e com bons ventos.° Algumas pessoas acreditam que os gatos possam ver as nossas auras.° Antigamente, na América, se um gato sentasse de costas para o fogo, os donos sabiam que viria uma onda de frio.° Gato dormindo com as quatro patas escondidas debaixo do corpo, significa que um mal tempo está pra chegar.° Algumas pessoas acreditam que os gatos podem ver o espectro da morte.° Se você achar um pêlo branco num gato preto, terá boa sorte.° Gatos tricolores podem ver o futuro e trazer o dom de sorte para uma criança.° Os marinheiros acreditavam que, se um gato se lambe no sentido contrário ao pêlo, uma chuva de granizo estava a caminho. Se o gato espirrasse, choveria e se o gato pulasse, logo ventaria.° No Antigo Egito, gatos sagrados eram mantidos em templos e constantemente observados por sacerdotes. Seus movimentos eram interpretados para saber o futuro.° Antigamente na Pennsylvania, colocava-se um gato num berço vazio de um casal recém-casado, para garantir que teriam muitos filhos.° Na Escandinávia, os gatos são símbolo de fertilidade.° Era uma crença popular, no passado, que gatos poderiam começar tempestades, através da mágica de suas caudas. Por isso os marinheiros faziam o possível para que os gatos dos navios estivessem sempre bem alimentados e felizes.° O Hindu acredita que o gato é o símbolo de nascimento de uma criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário